MINISTÉRIO EFICAZ!
MINISTÉRIO EFICAZ
Cl 4:17: “E dizei a Arquipo: Atenta para (cuida do) o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.”
Eficaz “resultado, realização, performance” vem de “Eficácia”.
Eficácia, latim- EX-, “fora” mais FACERE, “fazer”.
Características de um Ministério Eficaz:
a. At 20:24: Ministério que se completa;
b. Rm 15:31: Ministério aceitável;
c. II Co 6:3: Ministério não censurado
3 REQUISITOS PRELIMINARES:
1º Novo Nascimento:
Jo 3:3: Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
I Co 2:14-16: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Sl 50:16,17: Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca?
Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti.
2º Batismo no Espírito Santo:
“O batismo no Espírito Santo não é sinal de perfeição espiritual de quem o recebe, assim como o batismo nas águas não é sinal do novo nascimento do batizando.”
Porém o que envolve o recebimento do batismo no Espírito Santo é que deve ser levado em conta.
At 2:38: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.
Arrependimento – do Latim re-, intensificativo, mais poenitere,“sentir contrição ou mágoa por uma má ação”.
At. 8:14-17: Batismo do Espírito em Samaria
At 9:17: Em Damasco
At 19:12: Em Éfeso.
Por onde os apóstolos passavam eles propagavam a necessidade do Batismo no Espírito Santo.
O batismo no Espírito Santo é a capacitação e a outorga de Deus aos seus discípulos para serem testemunhas eficazes de Cristo através de seu Evangelho.
Lc. 24: 47-49: E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
E destas coisas sois vós testemunhas.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Duas coisas importantes: Arrependimento e espera.
Isto foi reiterado em Atos 1:4-8.
Como ensinar sobre arrependimento sem tê-lo vivido.
“É melhor não ir do que ir sem capacidade”
3º Andar com Deus:
“No mínimo deve-se conhecer o que se irá ensinar”
Três disposições necessárias no processo de andar com Deus:
1ª) Consagração:
Consagração é a entrega total.
Textos que definem melhor o que é consagração:
Mt 10:37: Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
Lc. 14:26,27 e 33: “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
Consagração não é até certo ponto como fizeram alguns:
Jo 6:66: “Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.” (Fazer menção do 666)
2ª) Período de Educação:
Educar é “extrair”.
A pessoa já possui um dote de modo latente a capacidade para uma vida de serviço, porém ela precisa ser “educada” para colocar em prática este dote.
Educar vem do latim educare:
Ex=fora + Ducere= conduzir ou levar.
Tem o sentido de preparar as pessoas para viver em sociedade, ou seja, conduzi-las para fora de si mesmas.
É necessário, portanto ao obreiro que deseja ter um ministério eficaz ter a disposição requerida para receber a educação necessária.
Sentar para ouvir e aprender.
“Um sábio fala por quem tem uma coisa para falar, o tolo fala porque tem que dizer alguma coisa.” Platão
3ª) Experiência preliminar:
Experiência, o que é?
Vem do latim experientia.
Ex= fora
Peritus= testato com conhecimento.
Ou seja, experiência é o conhecimento adquirido através de tentativas repetidas.
No ministério é necessário constância, perseverança.
A prática de andar com Deus gera experiência, que por sua vez gerará aptidão.
· Abraão passou por um grande chamamento para “andar com Deus”. Porém antes de ser chamado de “amigo de Deus” e “pai na fé”, ele foi chamado aos sacrifícios: deixar a casa do pai, a parentela, a sua terra, e depois oferecer seu filho em sacrifício.
Deus também quer que sejamos Seus amigos e pais na fé.
· Moisés não foi chamado por Deus enquanto no Palácio, antes Deus cuidou de prová-lo durante longo período fora de sua realeza. Conhecimento e cultura egípcia ele tinha, mas não tinha experiências com Deus.
Hb 11:24-27: “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. “Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível”.
· A alta educação do Sinédrio não foi suficiente para o chamamento de Paulo, a conversão no caminho de Damasco e o batismo no Espírito Santo também não. Ele teve um longo período na Arábia, depois voltou para Damasco onde ficou mais três anos e depois foi para Tarso a sua cidade natal de onde Barnabé o buscou para o ministério.
· Josué foi “servidor” de Moisés por quarenta anos para depois disso sucedê-lo.
Ex 24:13: “E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus”.
· “Eliseu foi quem “derramava” água nas mãos de Elias”, II Re 3:11.
Antes do Apostolado (ministério) vem o discipulado (ensino na prática).
Antes de um ministério eficaz há um período de treinamento e disciplina.
(Há obreiros não querem ser corrigidos nem disciplinados).
“Aqueles que caem pelo caminho por mais que se levantem ficam desqualificados como líderes e mestres”.
A inteligência e os livros tem a sua importância e lugar, mas a experiência é requisito absoluto.
“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e as tempestades”. Epicuro