HIPOPÓTAMO, A OBRA PRIMA DE DEUS

11/01/2017 13:34

Tema:

APRENDENDO COM O HIPOPÓTAMO

INTRODUÇÃO

A moda é dizer: “somos o que temos”.

Vivemos de comparações e competições.

A mídia tem lançado os ícones, modelos a serem seguidos. Estereótipos.

Superficialidade.

A banalização do caráter.

 

Basta ser “bonito”  e/ou ter “dinheiro”, para servir de exemplo. Lança-se um livro de auto-ajuda, com o tema “como enriquecer” ou “como ter um corpo invejável” que vira best-seller.

A aparência, a publicidade e a propaganda, são enganosas. Qual é o seu artista favorito? Isso mesmo,  falo aos evangélicos. Qual o cantor, pastor, pregador que você “admira” a ponto de querer ser igual?

Ou uma pessoa que não seja desse meio. Pois há “evangélicos” que tem pessoas mundanas como exemplos, da área profissional, financeira, empresarial, enfim, e não são poucas. Quem é o seu ÍDOLO?

A quem você se compara? Ou queria ser igual?

PREPARE-SE!

Este estudo derrubará os mitos da pseudo “beleza”, e da boa “posição” segundo os paradigmas seculares. Não se decepcione com a comparação feita aqui. Converta-se. E seja feliz em Cristo o verdadeiro segredo da felicidade e da auto-estima.

 

Gr. Hippos-cavalo;   potamo-rio = cavalo do rio

 

Jó 40:15-24

 CARACTERÍSTICAS

v.15: come ervas- herbívoro

v.16: força nos lombos. 

v.16: poder nos músculos do ventre

v.17: fortalece a cauda como cedro

v.17: nervos das coxas são entrelaçados

v.18: ossos são como tubos de bronze

v.18: costelas como barras de ferro

 

HABITAT

v.20: come nos montes

v.21: deita-se debaixo das plantas aquáticas

 

ATRIBUTO

v.23: não treme diante das cheias

v.24: ninguém pode apanhá-lo

 

 

EXÓRDIO

 

CRENTE HIPOPÓTAMO

 

 O diálogo entre  animais se faz de diversos modos. O hipopótamo, além de sons peculiares que podem ser ouvidos a distância , valem-se de gestos e atitudes para se entenderem com os da sua própria espécie, além dos odores, que também é um meio de comunicação.

Interessante é que diálogo é propriamente conversação entre duas pessoas usando o emprego de palavras. E todos sabemos que não existem palavras na linguagem dos animais o que existe são sons, estes sons os unem, é um meio de fazerem-se conhecidos entre os da mesma espécie.

Quais tem sido os sons produzidos pela igreja de nossos dias, a fim de fazer-se conhecida como igreja?

Fomos criados conforme a imagem e semelhança de Deus, apesar de estarmos cativos nesse corpo físico, oriundo da matéria prima chamada húmus (terra), daí o termo humano, fomos gerados por Deus, saímos de dentro Dele, por isso somos da sua espécie. Sendo assim devemos emitir os sons de Deus, a linguagem Dele, a sua Palavra, e seu louvor. É isso que irei abordar nesse estudo, pois se até animais extravagantes como os hipopótamos conseguem se comunicar por que nós como igreja não conseguiríamos. Aprenda com esses animais, siga seus exemplos e recupere tua identidade de “obra-prima”. Não  faça parte de uma igreja, não seja parecido com igreja, seja igreja.

A parábola que Jesus contou em Mateus 25:1-13, sobre as dez virgens retrata o que estou dizendo, veja bem as semelhanças entre os dois grupos de cinco daquele texto:

1ª ambas eram virgens  (aparência de pureza);

2ª ambas tinham lâmpadas (usam a Palavra);

3ª ambas iam ao encontro do noivo (tem objetivo);

4ª ambas adormeceram (tem fraquezas).

Por isso o que importa não é a semelhança e sim a diferença, conforme Malaquias 3:18  “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve”.

A diferença neste caso está entre a prudência e a loucura, as prudentes não só tinham o nome de prudentes como eram, as outras pareciam mas não eram, estas se comparam à aquela igreja dita em Apocalipse 3:1: “tens nome de que vives, mas estás morto”.

As prudentes quando precisaram dormir o fizeram só no corpo porém sua vida espiritual estava despertada com o Pai, e quando soou o grito anunciando a chegada do noivo elas entenderam e atenderam aquele som, estavam esperando, aguardando ansiosas aquele momento. O grito foi ouvido e compreendido pois o som era conhecido delas assim não foram pegas desprevenidas.

 

 EXPLICAÇÃO

 

 1.PROPÓSITO

O hipopótamo foi considerado pelo próprio Deus como obra-prima,  Aur.1. A melhor e/ou a mais bem-feita obra de uma época, gênero, estilo ou autor; obra capital, obra-mestra;   2. Obra perfeita ou considerada como tal.

Como Deus tem nos considerado?

Rebeldes?: Jr. 5:23; Rm. 10:21

1. Teimoso, obstinado; indisciplinado:  

2. Indomável, indomesticável, bravo, bravio:  

3. Difícil, árduo, rebarbativo.

 

Carnais?: Cl. 3:5

1.     Sensual, lascivo, concupiscente.

 

Indignos? Ml. 2:9

1. Não digno:    

2. Que praticou indignidade.

3. Vil, desprezível:  

4. Torpe, baixo:  

5. Inconveniente, impróprio.

 

Desconhecidos? Mt. 25:12

1. Que não é conhecido; ignorado, incógnito. Verbete: desconhecido

2. Pessoa sem credenciais, que ninguém conhece nem sabe de onde veio.

 

Desimportantes?  Lc. 19:5 (essa é pesada não?)

1.     De nenhuma ou pouca importância.

 

Nauseativos? Ap. 3:16

1. Que produz náuseas; nauseativo, nauseante, nauseoso.

2.     Fig. Nojento, asqueroso, ascoso, repugnante, nauseante, nauseoso.

 

Há muitas maneiras de sermos considerados por Deus, os exemplos acima mostram considerações desagradáveis, do tipo que entristece ao Senhor e que não lhe dá prazer. O hipopótamo, o personagem padrão desse assunto teve uma consideração tal que Deus o colocou como a obra perfeita de suas mãos, a melhor obra que Ele já realizara na terra. É sobre esta questão que desejo motivar sua preocupação. Sendo você um crente, filho de Deus e não apenas uma criatura como é o caso do hipopótamo, o que você tem feito para receber de Deus considerações louváveis.

 

 

Veja estes exemplos bíblicos:

 

Justo Gn. 6:9, 7:1. Mt. 1:19

1. Conforme à justiça, à eqüidade, à razão:    

2. Imparcial, reto; íntegro:  

3. Exato, preciso:  

4. Legítimo, fundado:  

5. Que se ajusta ou adapta perfeitamente; ajustado.

Estas referências fazem menção de Noé e José marido de Maria.

 

Temente At. 18:7

1.     Ter medo, temor ou receio de; recear:

2.     Tributar grande reverência ou respeito.

Agora estamos falando de um homem chamado Tito.

 

Fiel Ne. 7:2; Dn. 6:4

1. Que é digno de fé; que cumpre aquilo a que se obriga; leal; honrado, íntegro; probo:  

2. Que não falha; seguro, certo:    

3. Que não muda; firme, constante, perseverante:    

4. Que professa uma religião.

5. Que é amigo certo:    

6. Diz-se daquele que não mantém ligações amorosas senão com a pessoa com quem se comprometeu:    

7. Que não rouba; honesto:  

8. V. pontual. (obreiros notem esta interpretação)

9. Exato, verídico, verdadeiro.  

Os homens referidos aqui são Hananias e Daniel.

 

Se já é maravilhoso receber um elogio de Deus imaginem aquele que de uma só vez recebeu dois, estamos falando de Jó, veja:

Sincero e reto   Jó 1:8; 2:3

1. Que se expressa sem artifício, sem intenção de enganar; franco, leal.

2. Que se mostra disposto a reconhecer a verdade; franco, leal:  

3. Dito ou feito sem dissimulação:    

4. Verdadeiro, autêntico, puro:    

5. Cordial, afetuoso:  

6. Sem afetação ou disfarce:  

7. De boa fé; sem impostura ou malícia.

 

Estas são algumas considerações que alegrariam os nossos corações visto que não vieram de homem para homem, mas de Deus para o homem. Mas nenhuma delas se equipara a ser comparado a uma obra-prima, por enquanto só o hipopótamo em toda a criação natural de Deus recebeu esta designação. Vamos tentar saber porque, isto nos ajudará a imitá-lo  para que possamos ser considerados como a obra do coração de Deus.

 

 

 

PROPOSIÇÃO

 Atributos cômpares

O hipopótamo tem algumas características.

  1. A pele fina que recobre a maior parte de seu corpo não lhe permite ficar muito tempo fora da  água durante o dia. Agora prestem bem atenção na característica deste animal que vou dizer, eles não têm glândulas sudoríparas, ou seja não suam, mas outras glândulas que secretam uma substância vermelha que atua como barreira contra os raios solares, por isso dizem que os hipopótamos suam sangue.

  2. Se alimentam à noite nos canaviais e milharais, cerca de 200 à 300 kg de comida por noite e durante o dia fazem a digestão.

  3. Quase nunca brigam entre si, nem atacam outros animais. Mas se estiverem feridos ou em defesa da cria, ganham agilidade e vigor: não temem a búfalos nem a elefantes. Uma só mordida é capaz de partir um homem em dois pedaços.De vez em quando os passarinhos pousam em seu dorso e ele continua dócil, não se desagrada. Estes pássaros fazem a limpeza dos hipopótamos comendo os parasitas que se inserem em suas peles.

Ao caminhar no fundo dos rios ele agita a lama depositada facilitando a circulação da água. Onde eles desapareceram os rios entupiram e as regiões ao seu redor foram alagadas. Com isso os caramujos transmissores da Esquistossomose, que vive  em águas paradas encontraram condições ideais para disseminar sua doença.

 

ARGUMENTAÇÃO

 

Essas características nos dão espaço para embasar nosso tema ou proposição. Note dez características:

1.     suas medidas fazem com que ele seja respeitado, ele é forte mas não é grande.

2.     Vivem até 30 anos. Jesus foi batizado aos trinta anos e ali começou na verdade seu ministério. O ministério do crente só começa após sua morte para o mundo.

3.     Ótimo nadador, por causa da gordura acumulada sob sua pele, e também pela posição de seus olhos, orelhas e orifícios nasais. Por isso não treme diante das cheias dos rios v. 23. Há na vida do crente certa importância a gordura. A bíblia diz que a gordura dos animais deveria ser queimada como ofertas pacíficas de cheiro agradável ao Senhor, Ex. 29:13; Lv. 6:12; 17:6. O crente que tem gordura tem o que oferecer a Deus em sacrifício. A gordura (abundância de espiritualidade) por outro lado tem uma conexão com a satisfação e a alegria, leia Jr. 31:14. Mas a associação mais importante da gordura na bíblia é com a unção, em Isaías 10:27 diz que o jugo será despedaçado por causa da unção (algumas traduções trazem o termo gordura no lugar de unção neste texto), este está falando da força do animal que usa uma canga.

4.     A posição de seus olhos, orelhas e orifícios nasais que possibilita a submersão de todo o seu corpo sem prejudicar sua segurança como já vimos, ainda fala de algo importante para o crente, diz o salmista que procuraria seu socorro olhando para o alto dos montes mas que o encontraria no Senhor, o criador daqueles enormes montes, Sl. 121. O  hipopótamo quando todo submerso sua única maneira de sobreviver é continuar olhando para cima. O apóstolo Pedro, quando discípulo deu alguns passos por sobre as águas, mas rapidamente temeu  e isso fez com que começasse a afundar, mas clamou e o Senhor o salvou, Mt. 14:3, teve que olhar para cima. Em Lucas 21:25-28 Jesus ensinando disse que no meio de todas aquelas adversidades que surgiria o crente deveria olhar para cima  e  levantar a cabeça. E o que dizer da maravilhosa profecia de Isaías 43:2: “quando passares pelas águas, não te afogarão, quando pelo fogo não te queimará nem a chama arderá em ti, e quando passares pelos mares eles não te submergirão”.

5.     Sua pele fina é sensível aos raios solares, e faz com que suem gotas vermelhas. O salmista ora “refrigera a minha alma...” 23, porque  os raios solares o afligem, raios solares falam de aflição, de angústia, desespero, quando alguém está com calor fica inquieto, agitado, e o reflexo é o mesmo na vida espiritual, quando vem as lutas e as adversidades a alma fica angustiada, e então passa a necessitar de um refrigério. A bíblia diz que o Senhor é o criador dos céus e da terra, logo tem controle sobre tudo o que criou, Is. 45:9. E sobre o sol não é diferente, há algumas passagens que deixam isso mais que esclarecido, a supremacia de Deus sobre o sol, veja em Gn. 47:9 que Deus mostrou a José o sol se inclinando diante dele, em Js. 10:13 de certa forma o sol “parou”, em Jó 9:7 Ele dá ordens ao sol e ele não nasce, ainda em Is. 13:10 diz que perante Ele o sol escurecerá, e mais ainda em Is. 24:23 diz  que o sol se envergonhará diante da presença de Deus, que coisa gloriosa. Deus tem controle e domínio sobre todas as coisas. Em Apocalipse 19:17  fala de um anjo que estava no sol. Apesar disso Deus tem seus meios de agir para com seus filhos, em Lc. 22:44 diz que seu Filho Jesus se afligiu de tal forma que suou gotas de sangue, assim como os hipopótamos, e isto lhes servem de proteção contra os raios solares, suar gotas de sangue é um modo de proteção, é um meio que Deus nos deu de reação a aflição em que estivermos enfrentando. Ele tem pleno controle da situação, é superior a qualquer um que nos aflija mas não quer que desistamos de crer.

6.     Alimentam-se a noite e durante o dia fazem a digestão. Isso é muito significativo para nós pois a noite é símbolo de “dificuldade”, de “solidão”, de “provação”, tanto que o salmista disse que o choro pode durar uma noite mas alegria vem pela manhã, enfatizando o termo “manhã” como se fosse a própria solução do problema enfrentado a noite. Há muitas referências mostrando que Jesus usou a noite para se refugiar em Deus através da oração, vou deixar uma para que você saiba que Ele também passou noites de tribulação, porém cria no mandamento do maná do Pai: Lucas 6:12: “Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus”.

7.     Quase nunca brigam entre si. Ficam extremamente violentos para defender sua cria. Não temem a búfalos ou a elefantes nessa hora, animais que podem ser mais fortes e maiores que ele, porém é movido pelo instinto paterno (materno), correndo o risco de dar a sua vida pela cria. O que te faz lembrar com esse exemplo?

8.     Os passarinhos pousam em seu dorso. Isso não os incomoda, continuam dóceis. A função desses seres alados é o de higienizar os grandalhões desajeitados. Por viverem muitos tempos  submersos em águas enlameadas muitos parasitas se inserem em suas peles e são os pássaros os fazedores dessas gentilezas. Esses pássaros representam as exortações, as chamadas de atenção pelos líderes que devem zelar pela saúde espiritual e pureza moral da igreja, e quando isso for feito devemos acatar com carinho, continuar dócil, pois os pastores hão de dar conta das nossas almas diante de Deus. Hebreus 13: 17: “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.

9.     Ao caminhar eles agitam a lama no fundo dos rios e com isso as águas ganham livre curso para correr, águas paradas tendem a produzir mau cheiro, morte e dengue. Por isso em muitas igrejas existem muitos crentes “dengosos”, não se pode falar nada que machuca, fere, e deixa de ser crente, ou de obedecer aos critérios, é crente doente, como diz a Bíblia em 1ª Co. 11:30: “Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem”. Note que estes são os principais sintomas da dengue. Uma igreja que possui crentes hipopótamos em seu rol de membros, conseqüentemente dá livre curso ao Espírito Santo, permitindo-O agir e guiar a igreja, levá-la onde deseja, pois Ele é o Rio da Vida. Aleluia!

10. Além de não disseminar a esquistossomose, onde esses vermes platelmintos se hospedam nos moluscos como os caramujos, que adoram esses lamaçais, e os excretam  em vários lugares por onde passam. Por isso a igreja não pode parar, tem de caminhar por esta terra. I Co 15:58: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

Note este texto em Miquéias 2:10 e diga se não está aqui implícita uma ordem aos crentes hipopótamos: “Levantai-vos, e ide-vos, pois este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme”. É questão de sobrevivência o andar da igreja. Portanto a igreja que não obedece ao “IDE” e não faz missões está correndo um sério risco de adoecer, e Cristo certamente não virá buscar uma igreja nessas condições.

 

 

CONCLUSÃO

 

Encarando os fatos:

Vamos encarar uma realidade. Deus culminou a criação formando o homem conforme a Sua imagem e semelhança. Deu ordens a ele e a sua adjutora. Seriam os dominadores de toda a terra. Corromperam-se na primeira “tentação” do “tentador”, foram expulsos do paraíso, perderam as características de Deus, a ponto de o próprio Deus dizer a  Noé que havia se arrependido de fazer o homem, Gn. 6:6. E em toda a extensão do Antigo Testamento vemos a frustração e as decepções de Deus com a sua mais perfeita criação. Suas artimanhas para fazê-la encaixar-se em Sua vontade foram muitas. Começou levantando Sacerdotes, frustração, Juízes, não deu certo, levantou então Reis, também não, Profetas, também não. O que fazer? Havia feito de tudo, deixou os Mandamentos como normas morais de Seu próprio Ser. Deu o Seu Espírito aos Profetas para que guiassem seu povo no caminho certo. Produziu sinais de todo o tipo e qualidade, em várias épocas e lugares para provar a imutabilidade de seu poder e amor. Mas  nada convencia e convertia os homens à originalidade da criação. Então Deus desistiu. Isso mesmo. Eu disse no início da conclusão que deveríamos encarar esta realidade. Não podemos fazer de contas que isso não aconteceu. Deixar pra lá. Não.

Os castigos, as repreensões, os cativeiros, nada disso adiantou. Os homens chegavam até dizer que Ele o Senhor não existia.

Até que o Senhor que não julga segundo a aparência, e ama toda a sua criação, num belo e trovejante diálogo com Jó, um dos homens mais antigos de toda a Bíblia, Ele faz a afirmação mais impactante em meu ser, quando eu a li me envergonhei, mas ao mesmo tempo me cativou, me impulsionou a escrever sobre isso. Que afirmação foi essa? Veja e se ASSUSTE: Jó 40: 15 e 19: “Contempla agora o hipopótamo, que eu criei como a ti, que come a erva como o boi.  Ele é obra prima dos caminhos de Deus; aquele que o fez o proveu da sua espada”.

Leia de novo agora notando os meus grifos e se ESPANTE  de novo.

Veja a frase formada pelas palavras grifadas: “o hipopótamo é obra prima de Deus”.

Pense o que quiser, até diga “misericórdia” se for o caso, pois foi à mesma coisa que eu disse quando li.

Vamos analisar. Deus se decepcionou tanto com o homem que tirou dele o título de “principal”, pois não via nele mais qualidades para tal, porém Deus não escolheu um dos animais mais feios de sua criação para escachar o homem, é claro que não. Como eu disse Ele não apresenta a aparência, tanto que quando Ele  ordenou que Jó atentasse para o hipopótamo ao saber o que certamente se passaria pela cabeça de dele, tratou logo de apresentar suas características que não eram poucas, e mesmo Jó sendo um homem muito sábio não as conhecia.

Deus sempre fez isso ao apresentar alguém, Ele nunca coloca a beleza da aparência mas do caráter. Podemos ver isso no próprio Jó, 2: 3: “Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa”.

Só que dessa vez Ele não pôde fazer menção de nenhum ser humano, olhou para a terra e não viu um justo sequer, porém para a sua alegria havia o hipopótamo.

Mas um dia na eternidade alguém propôs resgatar a humanidade, reconciliá-la a Deus, trazê-la de volta ao Pai, restituir a sua identidade de Filha, e colocá-la novamente como Obra Prima de sua criação. Sacerdotes não resolveram, Juízes não foram suficientes, Reis não deram conta do recado, Profetas foram mortos, não havia outro jeito, então Ele veio, o Filho de Deus, Jesus Cristo de Nazaré, nosso Sumo Sacerdote, Justo Juiz, Rei dos Reis, e Verdadeiro Profeta. Ele conseguiu: 2ª Cor. 5:18: “Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação”;

Cl 1:22: “agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis”,

O que isto significa? Que  podemos novamente viver nesta consideração, em Efésios 2:10 está escrita a revelação de que fomos reintegrados a primazia da criação:  “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas”.

Note o grifo, esta é a chave, aí está o mistério, a conexão, entre os textos de Jó referente ao hipopótamo, pois aí encontramos duas exclusividades, a primeira é a de Jo 40:19, este é o único texto em toda a Bíblia que traz a palavra “obra prima” , e a segunda é que em Efésios 2:10, também é o único texto em toda a Sagrada Escritura que nos traz a expressão “feitura”.

Profundo não? Profundíssimo!

A palavra feitura no original é “poiema” gr., que é traduzida como “obra prima”.

De que classe de pessoas está se referindo Efésios 2:10, pois na Bíblia  existem 3 classes de pessoas, á saber,  os judeus, os gentios e a igreja. Porém só uma dessas classes de pessoas foi reconsiderada  obra prima,  a Igreja!

Porém o hipopótamo continua sendo hipopótamo, não deixou seu habitat, sua alimentação, seu procedimento, portanto,  aos olhos de Deus  teremos de ser crente hipopótamos, para sermos igreja obra prima. Analise  as sete igrejas da Ásia menor em Apocalipse e confira que somente duas delas escaparam das duras exortações, Éfeso e Filadélfia, e das duas uma foi encontrada perfeita, Filadélfia.

 I Co 3: 19: “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia”

 

Autor: Pastor Odair Salvador Pafumi Filho