Carne e Sangue - Santa Ceia
“Carne e Sangue” Mt. 26:26-28 (Santa Ceia)
Jo 6:51-56: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Por que é necessário se alimentar da carne e do sangue de Cristo?
- Ter vida e si mesmo v.53
- Ter vida eterna v.54
- Ressuscitar no último dia v.54
- Permanecer em Cristo v.56
Lv 17:10,11: “E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.”
Havia uma proibição quanto a ingerir o “sangue”:
Dt 12:23: “Somente esforça-te para que não comas o sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne”
O homem perdeu o direito da vida eterna quando pecou no Jardim. Assim o caminho para a Árvore da Vida ficou impedido.
Comer da Carne e do Sangue de Cristo restaura o direito à vida eterna.
Recebemos vida espiritual em Cristo e os benefícios redentores de Sua morte na Cruz.
Em João 6:63, comparando com o v.53, Jesus disse que as Suas Palavras são “espírito e vida”.
Segundo esta afirmação, participamos de Cristo, portanto, quando cremos Nele e aceitamos Suas Palavras.
- A Bíblia é a Palavra escrita, Jesus é a Palavra (Verbo) vivo.
Comemos a Sua carne quando recebemos e obedecemos à Palavra de Deus. Pois Jesus disse que nem só de pão viveria o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus (Mt 4:4), ou seja, Ele mesmo.
Somos salvos pela graça de Deus e pelo poder regenerador do Espírito Santo, exatamente após ouvir e aceitar a Sua Palavra (At 2:41)
Mas para continuarmos salvos e participantes da graça divina, devemos continuar recebendo a Palavra de Deus, lendo, obedecendo e absorvendo em nosso espírito.
I Tm 4:13-16: “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”
Tg 1:21: “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.”
- O comer e o beber está atrelado ao ir a Cristo e ao crer Nele:
Jo 6:35: “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.”
Há dois grupos de pessoas:
- O que vai a Cristo, mas não crê.
- O que não vai a Cristo, mas crê.
Comer da Carne e do Sangue de Jesus significa absorver a Sua plena forma de viver. Para participarmos de Sua mesa, requer-se antes que sejamos participantes de Sua vida.
Mt 16:24: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”.
- Renunciar-se (todas as coisas estarão sujeitas a isso)
- Tomar a cruz (assumir parte na responsabilidade, permanecer Nele)
- E seguir. (não se resume a um momento de euforia, é uma vida dedicada).
“Participar da Ceia é apenas uma expressão pública de uma vida piedosa”