"Benefícios da Meditação nas Escrituras"

30/09/2020 09:06

Pesquisadores de Harvard verificaram que a meditação literalmente reconstrói a massa cinzenta do cérebro em apenas oito semanas. A prática da meditação está associada a uma sensação de tranquilidade e relaxamento físico, mas os profissionais têm afirmado que a meditação também fornece benefícios cognitivos e psicológicos que persistem ao longo do dia. Análises de imagens de ressonância magnética mostraram que 27 minutos de meditação com atenção plena, encontrou o aumento da densidade de massa cinzenta no hipocampo, área importante para aprendizado, e a memória e em estruturas associadas à autoconsciência, a compaixão e introspecção.

 

Na prática, aumenta a atividade do córtex cingulado anterior, área ligada à atenção, e a concentração do córtex pré-frontal, ligado a coordenação motora, e do hipocampo, que armazena a memória. Também estimula a amígdala, que regula as emoções, e quando acionada acelera o funcionamento do hipotálamo, responsável pela sensação de relaxamento.

 

6 benefícios da meditação cientificamente comprovados:

 

1º)Reduz o stress - Meditar é mais repousante que dormir.

2º)Melhora o sistema cardiovascular - Reduz em 47% as chances de ataque cardíaco e infarto em adultos.

3º)Combate à insônia e distúrbios mentais - Atrasa o aparecimento dos sintomas do Alzheimer.

4º)Alivia a dor - Precisa-se menos de analgésicos e sofrem menos pela antecipação.

5º)Reforça o sistema imunológico - Influencia no aumento da produção de anticorpos, e intensifica a ação da enzima telomerase, fundamental para o tratamento de tumores malignos.

6º)Melhora a concentração - Alunos que meditam são mais tranqüilos, mais focados e tem maior capacidade de aprender informações.

 

Resumindo: “Meditar é uma forma de alcançar uma vida mais feliz saudável e produtiva”

 

 

Há quatro disciplinas bíblicas que precisamos considerar:

 

1ª)Jejum.

2ª)Oração.

3ª)Vigília.

4ª)Meditação.

 

A importância da meditação é ressaltada pelos conselhos de Deus ao seu povo. Ele sempre os orientou a seguir a disciplina da meditação. Mas, não uma meditação qualquer. Não com técnicas humanas. Muito menos a meditação em que o objetivo é apenas esvaziar a mente.

A meditação válida, proveitosa e totalmente legítima, é aquela em que o ser humano deposita sua total atenção na Palavra de Deus. Por isso Ele havia dito a Josué: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito. Porque então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido”. (Js 1:8)

Nesse sentido Deus orientou a todos os líderes que Ele levantou para conduzirem o seu povo.

Por isso encontramos vários textos importantíssimos falando sobre meditação. 

 

Hoje há várias técnicas de meditação.

Meditação transcendental, Raja yoga, Kundalini yoga, Vipassana, Zazer, Dança circular Sagrada, Hare Krishna, Kriya yoga, Meditação tântrica, enfim, tantas outras. Porém, não são dessas meditações que a Bíblia se refere. A única meditação aconselhada e adequada ao Cristão é aquela em que a pessoa se volta exclusivamente a Palavra Santa de Deus. Meditar na Palavra de Deus de dia e de noite é um meio eficaz de se ter uma vida produtiva, feliz e satisfatória. Dá saúde ao corpo físico, a vida emocional, e a parte psicológica. Além do quê, a alma também é beneficiada. Somente a meditação na Palavra de Deus é que produz tantos benefícios com excelentes resultados.

 

Vamos atentar para esta grande disciplina chamada “Meditação.”

A igreja até tem seguido as disciplinas da oração, do jejum, e das vigílias, mas tem negligenciado a disciplina da meditação na Palavra. A maioria das pessoas têm se valido apenas de leituras superficiais das Escrituras, uma leitura de contato apenas. Mas não tem feito leituras exploratórias, que são resultantes da meditação na Palavra. Por isso são frágeis na fé, fracos na esperança, ansiosos, tal como o mundo é.

 

A Palavra de Deus é a única base para a construção de uma vida sólida.

 

Precisamos ter disciplina no dia a dia para encontrarmos tempo de meditar na Palavra de Deus. Assim como as pessoas no mundo secular estão procurando técnicas de meditação para encontrarem um pouco de paz, nós como servos de Deus, temos à nossa disposição a qualquer hora e gratuitamente a Palavra do senhor, para Nela meditarmos e encontrarmos a paz que excede todo o entendimento.

 

Sl 119:148: “Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite para meditar na tua palavra”.

Sl 119:15: Meditarei nos teus preceitos e terei respeito aos teus caminhos”.

Sl 77:12: “Meditarei também em todas as tuas obras e falarei dos teus feitos”.

Sl 1:2: “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Sl 119:78: “Confundam-se os soberbos, pois me trataram de uma maneira perversa, sem causa, mas eu meditarei nos teus preceitos”.

Sl 119:23: “Príncipes também se assentaram e falaram contra mim, mas o teu servo meditou dos teus estatutos”.

Sl 119:97: Oh quanto amo a tua lei, é a minha meditação em todo dia”.

Sl 143:5: “Lembro-me dos dias antigos, considero todos os teus feitos, medito na obra das tuas mãos”.

Sl 63:6: “Quando me lembrar de ti na minha cama e meditar em ti nas vigílias da noite”.

 

 

• Estes textos nos dão pistas no que devemos meditar:

 

a) Na Palavra, (preceito, estatuto, lei);

b) Nas obras de Deus, (feitos, criação);

c) E no próprio Deus. (essência, Pessoa, Trindade).

 

• Também nos ensinam quando devemos meditar:

 

a) De dia e de noite;

b) De madrugada.

 

• E com que frequência devemos meditar:

 

a) Todos os dias.

 

 

Procuremos criar meios de meditar na Palavra diariamente, tenhamos critérios que priorizem isso. Lembremos, meditar não é apenas ler, é conversar com Deus por intermédio de Sua Palavra. Seremos os maiores beneficiados nesse diálogo.

 

“Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus”. II Co 3:5

 

“E vos renoveis no espírito da vossa mente”. Ef 4:23

 

Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos”I Tm 4:15

 

Pr Odair Filho