"As Escrituras por elas mesmas"
“Está Escrito”
Não é em vão que a Bíblia é chamada de Sagradas ‘Escrituras’, seu propósito pode ser resumido no seguinte texto:
“Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” Rm 15:4
As duas principais figuras no contexto cristão evangélico, Jesus e Paulo, pautaram suas mensagens naquilo que já estava escrito. Por inúmeras vezes, tanto um quanto o outro, quando inquiridos utilizavam as Escrituras (Lei, Salmos e Profetas) para pautarem seus argumentos.
- Vejamos alguns textos que o Senhor Jesus se utilizou das Escrituras:
Lc 10:26 “E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?”
Lc 22:37 “Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.”
Mt 4:7 “Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.”
Jo 15:25 “Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.”
Mc 9:13 “Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como dele está escrito.”
Jo 8:17 “E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro.”
Jo 6:31 “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.”
Lc 4:4 “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.”
Lc 19:46 “Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores.”
Mt 4:10 “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”
Mt 21:13 “E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.”
Mc 1:2 “Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.”
Lc 7:27 “Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante da tua face, O qual preparará diante de ti o teu caminho.”
- Agora alguns exemplos de Paulo:
At 13:33 “Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.”
I Co 1:19 “Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.”
I Co 1:31 “Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.”
Rm 9:13 “Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.”
II Co 4:13 “E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.”
Gl 4:22 “Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.”
Rm 2:24 “Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.”
II Co 8:15 “Como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve de menos.”
Diante desses textos podemos constatar o quanto as Escrituras foram imprescindíveis para os ministérios de Cristo e de Paulo, entretanto, infelizmente não é o que temos visto atualmente na Igreja, pois muitas pessoas estão se pautando nas “palavras do pastor”, nas “visões espirituais”, nas “revelações de tal profeta”, ou em alguma outra experiência extra-bíblica. (Não que não haja estas manifestações legitimamente)
As pessoas estão cheias de razão, são mestras de si mesmas. Parece que cada crente carrega seu próprio evangelho. Quando os crentes atuais são inquiridos a respeito de sua fé, se valem de literaturas de auto-ajuda-cristã, de psicologia, de frases de teólogos do passado, de supostas manifestações espirituais em vigílias nas Igrejas ou nos Montes de oração. Todavia, são poucos que responde usando a expressão “Está escrito”, talvez isso se deva ao fato de que realmente não saibam o que está escrito.
Que possamos imitar a Cristo e a Paulo, porquanto ambos se valeram das Escrituras. Que os questionamentos sejam respondidos baseados nas Escrituras, que a Bíblia seja a razão da nossa fé. Que o Livro Santo não nos seja um complemento, mas a base, o alicerce da nossa racionalidade.
Quando alguém te perguntar, responda “como está escrito”, e não, “fulano revelou”, ou “ciclano escreveu”, ou “beltrano disse”.
Pr Odair Filho