"10 Ensinamentos de André"
‘10 ENSINAMENTOS DE ANDRÉ’
André, nome de origem grega, e significa “valente” ou “viril”.
O Apóstolo André era nativo de Betsaida, na Galiléia (Jo 1:44), mas posteriormente viveu em Cafarnaum, onde, juntamente com seu irmão, trabalhava como pescador (Mt 4:18).
- Humildade para trocar de mestre. (Jo 1:38)
André primeiramente foi discípulo de João Batista (Jo 1:35-40), o qual mostrou-lhe Jesus como sendo o Cordeiro de Deus.
- Priorização da família. (Jo 1:41)
André, por sua vez, também trouxe Simão (Pedro), seu irmão, a Jesus (Jo 1:35-40).
- Disposição em seguir a verdade. (Jo 1:37)
“E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.” Jo 1:37
André e João foram os dois primeiros seguidores de Cristo oficialmente.
- Disposição para a renúncia. (Mc 1:18)
Após esse episódio, Jesus chamou André e seu irmão Simão para se tornarem seus discípulos de forma integral, ou seja, deixariam a profissão de pescador e se tornariam pescadores de homens (Mc 1:16-18; Mt 4:18-20), compondo o grupo dos Doze Apóstolos de Jesus (Mt 10:2; Mc 3:18; At 1:13).
- Disposição a aprender. (Mc 1:22)
Logo após terem sido escolhidos pelo Mestre, eles puderam presenciar o ensino extraordinário de Jesus e Seu poder sobrenatural para curar (Mc 1:21-45).
- Prontidão a ajudar a solucionar problemas. (Jo 6:8,9)
Na passagem sobre a multiplicação de cinco pães e dois peixes, podemos ver André em ação, juntamente com Filipe, que também era de sua terra natal (Jo 6:6-9).
- Compaixão pelo próximo. (Jo 12:20-22)
Ele também aparece ao lado de Filipe em Jerusalém, na última Páscoa, no episódio em que certos gregos queriam se encontrar com Jesus (Jo 12:20-22).
André e Filipe, os dois apóstolos com nomes gregos, serviram de intérpretes e de mediadores junto de Jesus a este pequeno grupo.
- Interesse em crescer no conhecimento. (Mc 13:3,4)
No Sermão Escatológico de Jesus, André, ao lado de Pedro, Tiago e João, pediu que Jesus explicasse de maneira mais detalhada acerca da profecia do julgamento que viria sobre Jerusalém (Mc 13:3,4).
- Prontidão a viver em união. (At 1:3; 6:2)
As últimas referências que temos sobre o Apóstolo André na Bíblia são encontradas no livro de Atos dos Apóstolos. Em Atos 1:3, temos uma citação direta de seu nome em companhia dos outros apóstolos após a ascensão de Jesus. Já em Atos 6:2, novamente entende-se que André é citado, porém de forma indireta, ou seja, apenas compondo o grupo dos Doze.
- Ser fiel até a morte.
Segundo tradições conservadas por Eusébio e o apócrifo “Atos de André”, teria ele pregado em Bitínia, na Cízia, na Macedônia, e na Acaia, onde talvez tenha sido crucificado em Patrasso, por ordem do procônsul Eges, na cruz decussata, em forma de “X”, posteriormente chamada de cruz de Santo André.
Segundo a tradição estas foram as últimas palavras do irmão André:
“Ó cruz, extremamente bem-vinda e longamente esperada! De boa vontade e cheio de alegria eu venho a ti”.
Pr Odair Filho